terça-feira, 8 de julho de 2008

Iniciando o trabalho


Segundo o Behaviorismo Radical, que é a filosofia que embasa a Análise do Comportamento (uma corrente da Psicologia), entende-se que o aprendizado do autoconhecimento se dá através da mediação da comunidade verbal, pois ela é responsável por instalar habilidades de seguir instruções, por exemplo, que é uma forma mais precisa e rápida de aprendizagem.


Isso quer dizer que quando alguém nos ensina como fazer algo, descrevendo as contingências pelas quais devemos passar (passo-a-passo), a aprendizagem é mais rápida e eficiente. Portanto, a troca de informações é fundamental para o trabalho de autoconhecimento, pois podemos seguir as "pistas" e "placas" para onde seguir.


Outro fator importante é que em grupo temos mais modelos para seguir e os outros podem nos auxiliar com dicas, comentários, sugestões, relatos de experiências, atenção, carinho e respeito - tudo o que facilita um aprendizado.


O objetivo desse blog é exatamente esse: trocar informações sobre esse trabalho interno do autoconhecimento.


Todas as experiências nesse sentido serão muito bem-vindas.


Então vamos lá, pessoal! Vamos respirar fundo, endireitar a coluna e abrir a mente para compreender um pouquinho mais de nós mesmos e desse mundo em que vivemos.
Jéssica.

2 comentários:

Marcel disse...

Adorei Jé, resumiu muito bem.
Beijos

Bruna Toniolo Rocha disse...

Nossa Jé, lendo esse texto não tenho dúvidas que ele tornou-se um verdadeiro Sd para participar do grupo.... a caminho do autoconhecimento!
bj