domingo, 2 de novembro de 2008

Matéria e Espírito.



Recebi esse texto por e-mail, achei bem simples e bonito, mesmo sendo um pouco longo, mas quis compartilhar...

Felizes são aqueles que levam consigo uma parte das dores do mundo. Durante a longa caminhada eles saberão mais coisas sobre a felicidade do que aqueles que a evitam. (Frase atribuída a Jesus Cristo)
Esta existência terrena se assemelha a uma viagem. A primeira estação a do embarque é a mesma para todos, e se chama: nascimento.
Quanto tempo durará a viagem, qual a duração de uma vida, quem o saberá...?
Da mesma forma que bela, breve é a vida...
A da última estação, a do desembarque, é a mesma para todos, e se chama: Eternidade...

"Estai preparados pois não sabeis quando nem como sereis chamados a partir. Não penses estar pronto. Não te iludas, pois infindável é a preparação." (Trigueirinho)

E um dia, não tão distante, chegará a nossa vez de desembarcar...
O ingresso na eternidade é um ato solitário...
Os jornais do mundo continuarão repletos de notícias, carros continuarão a cruzar avenidas e estradas, mas, para aquele que adentra a Eternidade, já não terão a mesma importância... Familiares, filhos, irmãos, pais..., e amigos íntimos deixados para trás.
O ingresso na Eternidade é um ato solitário... Bens materiais, conta bancária, chaves e senhas ficaram para trás, perdendo o valor que aparentavam ter...
Desta existência terrena levaremos apenas aquilo que trazemos no coração. Todo o resto não nos pertence de fato, sendo nos confiado por um breve intervalo de tempo...
Na hora da morte, teremos plena consciência do real valor de cada ato que praticamos... Colheremos aquilo que plantamos, acções tem conseqüências...
O corpo físico se assemelha a uma gaiola, e a alma, a uma ave que nela habita. Na hora derradeira, a Morte, - sempre atenta, sempre justa -, estende a sua mão e diz para a ave da alma: "É chegada a hora da tua partida, de deixar para trás esta gaiola mortal, e seguir livre a tua jornada". "Deixa para trás esta gaiola efêmera, e voa..."
Estará a ave do espírito apta a voar nesta hora decisiva?
Estarão as suas asas suficientemente fortes? Estarão as nossas asas suficientemente limpas?
Cuidar das asas significa cuidar do espírito... "Cuidar do espírito significa cuidar dos valores que dão rumo a nossa caminhada...

...e alimentar significações que enchem de sentido a nossa vida e que levaremos conosco até o fim da nossa existência."

"Cuidar do espírito demanda acender a brasa interior da contemplação e da oração diuturnamente para que nunca se apague."

"Significa, especialmente cuidar da espiritualidade que pela capacidade de sentir Deus a partir do coração e de vê-lo nascer a cada momento no outro que está a minha frente." (Leonardo Boff)

Amar os homens é amar a Deus.
(...)
O que será que a menina de tanto desituida responderá, no dia em que lhe for dirigida a seguinte pergunta: "Acaso encontraste neste vasto mundo, alguém disposto a tentar amenizar a sua dor...?"

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara." (Livro dos Conselhos)

Existe a matéria..., e existe o espírito... A matéria é limitada pelas leis do tempo, e do espaço, pelo visível, pelo findável, pelo finito... O espírito pertence a um mundo sem fronteiras ou limitações, um mundo onde as aparências se desmancham, e as essências são reveladas... Durante um breve lapso de tempo, espírito e matéria dividem o mesmo palco, findo tal prazo, cada qual segue seu rumo...
O corpo material, o necessário abrigo temporário do espírito, recolhe-se ao pó... enquanto que o espírito segue sua jornada pelos mundos invisíveis, eternos, celestiais.
Purificar o coração, lapidar a alma, ser solidário, generoso, atento, desperto, de modo a estar apto a deixar o palco da vida terrena, quando a hora final chegar, com a sensação de dever cumprido, com uma consciência tranqüila...

"O único objetivo da vida no mundo material é a entrada no mundo da Realidade..." (Dos escritos dd
a Fé Bahá'í)

"Ó Descendente do Pó! Não te contentes com o ócio de um dia passageiro, privando-te do repouso eterno. Não troques o jardim de infindável deleite pelo monte de pó que é o mundo mortal. De tua prisão ascende aos gloriosos prados do além e, de tua gaiola mortal, alça teu vôo até o paraíso do Infinito." (Bahá'u'lláh)

Outros prados, outras pradarias nos esperam.
Mundos espirituais, onde a Justiça não fenece..., onde o Amor continuamente floresce, e onde a Bondade perdura.

"Olhai os lírios do campo..."
"Buscai o Reino de Deus em primeiro lugar..." (Jesus Cristo)

2 comentários:

Algumas coisinhas da Jéssica disse...

Gostei dessa parte do texto: "O corpo físico se assemelha a uma gaiola, e a alma, a uma ave que nela habita". É uma metáfora muito boa!!!
Mas não concordo com "carregar uma parte das dores do mundo". Cada vez mais tento deixar as dores e as questões negativas para longe de mim! Penso que essa é uma questão evocada pelas religiões, para poder nos controlar. É claro que em algum momento sentiremos dor, mas quero que esses momentos sejam cada vez mais raros na minha vida e na daqueles que me rodeiam. Porque acho que não dá pra ser feliz sentindo dor... A não ser dor de parto, pq é por um bom motivo (no meu modo de pensar,claro!). As dores que eu já tive já me ensinaram, agora quero aprender com as alegrias!!!!

André Auke disse...

Aos meus 32 anos cheguei a uma conclusão: O quê sempre me apertou, o quê sempre me cutucou, aquele bichinho inquieto dentro de mim, querendo saber mais do quê os meus olhos viam, as minhas perguntas, minhas respostas ou seja...
Só encontrarei qdo a minha passagem chegar, gosto disso, pois tenho dentro de mim, um grande amor pelo que chamamos de morte, no momento acredito que a minha resposta estará lá nesse encontro.
Acho isso tudo muito bom, pois só me resta um amor pela vida terrena, já que são fatores da mesma energia, hehehehhe.
Nesta minha conclusão só me resta viver o presente o maximo possivel e esquecer do futuro, hehehehhe, pois já sei que o futuro para mim é puro amor, não sei explicar estar conclusão, só sei dizer que é o que sinto.
Viver essa brincadeira com o maximo de extase e felicidade possivel, sentindo que o quê me espera é uma festa e um encontro com o quê sempre procurei...

Bjsa todos meus queridos.