segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Depressão




Eu tenho algumas técnicas para curar depressão que devem durar uns 5 segundos. Dois e meio para dar um tapa e dois e meio para dar outro, é rapidinho.
A depressão acontece porque? O que a pessoa sente quando ela está deprimida? Ela sente um desânimo, um vazio, uma falta de sentido em tudo, falta de graça na vida, falta de apetite, porque? Porque a vida não está acontecendo nela energeticamente falando. Agora, cá entre nós, tem vida né?Existe vida né?  Em todo lugar. Então o problema não é 'não existe vida', é que talvez no estágio que agente está, certas coisas não conseguimos entender ainda. Então existe um monte de coisa boa, e a pessoa não está acessando isso. Porque que acontece? Porque a pessoa em determinado momento, cortou o acesso. ELA cortou. Eu sei porque eu fiz isso.
Porque a pessoa corta? Porque ela não está conseguindo lidar com o excesso de vida. Então o que é o excesso de vida? É o incomodo, é o conflito, é o não entender nada, é ficar passando perrengue um atras do outro porque a vida não para. A pessoa preparada ou não, a vida continua. E ela sendo atropelada. 'Quadrada', não quer abrir mão das coisas, arrogância, medo, orgulho. Orgulho é o 'master' da depressão.
Aí a pessoa vai tomando tanta porrada, que ela não consegue lidar, e o que ela faz? Ela corta. E quando ela corta, o influxo de vida de incômodo, que é uma coisa que vem pro bem, pra pessoa acordar e fazer as coisas, e se corrigir se fosse o caso, viver e experimentar, é o mesmo canal que entra a energia divina, é o mesmo canal que entra a energia da vida, que da graça na vida, se sentir conectado com tudo, se sentir parte, entregue, como se o mundo estivesse te abraçando.
ELA cortou, porque DEUS não ia fazer isso. Não ia recusar um filho. E se ela corta, Deus tem que respeitar. Com a infinita paciência e sabedoria de saber que ela vai entender melhor algum dia.
Então vou dar um exemplo do que aconteceu comigo:
Teve uma época que eu fiquei com MUITA raiva de uma pessoa. Uma raiva visceral e o processo em seu total, teve duração de dois anos. Uma coisa assim de eu não conseguir fazer mais nada, não conseguia trabalhar, não conseguia fazer nada. Raiva e mágoa.
E aí, era tanto sofrimento, que eu sem perceber, disse para mim mesmo que isso não era legal ou que eu estava sendo uma pessoa má de sentir tanta raiva, ou que eu deveria ser amigo da pessoa, tentando camuflar meus sentimentos,  que eu comecei a forçar alguma coisa em cima na raiva. Para parar de sentir. E acabei cortando a raiva. E em pouco tempo eu não sentia mais raiva nenhuma, porém eu estava muito mal internamente (zoado!), perdido, confuso e muito deprimido. Querendo morrer, acordando de dia e pedindo para morrer, e tão deprimido que eu fui pedir ajuda.
Aí eu fui passar com uma terapeuta amiga minha.
Quando eu contei a minha história inteira para ela, ela me fez perceber que a minha depressão, na verdade era raiva, muita raiva! E me disse que não tinha problema eu assumir e sentir a minha raiva por causa da situação. E quando eu consegui entrar em contato com essa energia da raiva, eu liguei o canal de conexão de novo. Eu comecei a sentir um ódio, uma raiva avassaladora. Fiquei em um estado de alerta total, enxergando tudo, sentindo tudo, tipo “meu, to aqui!”.
E foi por causa dessa raiva que eu me permiti sentir, criou tudo que eu tenho na vida hoje. Meu trabalho prosperou, meu relacionamento com a minha mulher, esse grupo aqui. Só de raiva para não fazer igual as pessoas zoadas que não se importam umas com as outras. Coloquei para mim mesmo que eu iria fazer as coisas de forma diferente.
E assim sumiu a minha depressão rapidinho, na hora, curou.
Então depressão, no fundo é porque a pessoa não está entrando em contato com o que está acontecendo de verdade, tem outra causa. E o melhor jeito de entrar em contato, é parar de fazer um monte de coisa e dar um jeito de fazer um grupo de terapia transpessoal, onde você possa olhar de verdade para dentro de você.”

Trecho dito por Marcel Costa, retirado da sessão do dia 07/09/2013
Foto: Google

Nenhum comentário: