segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Shaykh Abd Allah ad-Daghestani e George Gurdjieff



Grandshaykh Abd Allah costumava servir no khaniqah de seu mestre. Todos os dias, centenas de pessoas chegavam para visitar o shaykh, maioria delas vindas de Daghestan. Em meio à muitos dos visitantes de shaykh estava o professor russo George Gurdjieff. Tendo recém chegado na Turquia, após uma longa e árdua fuga da revolução comunista, Gurdjieff veio à visitar Shaykh Sharafuddin. Ele já tinha contato anterior com os Sufis de várias formas e tinha sido criado dentro da filosofia, tinha viajado por toda região do Cáucaso. Ele teve o prazer de encontrar herdeiros da distinta linhagem de Daghestani Naqshbandi.

Shaykh Sharafuddin pediu à shaykh Abd Allah para hospedar seus convidados. Shaykh Abd Allah voltou a contar os eventos em que conheceu diversas de suas lições/ instruções/ disciplinas muitos anos depois. Logo que se encontraram, Shaykh Abd Allah disse, " você está interessado no conhecimento dos nove pontos. Podemos falar sobre isso pela manhã, após a oração da alvorada. Agora coma algo e descanse."

Na hora da oração da alvorada, Shaykh Abd Allah chamou Gurdjieff para orar com ele. Logo que a oração terminou, Shaykh começou a recitar Surah Ya Sin do Alcorão sagrado. Assim que terminou, Gurdjieff se aproximou dele e perguntou se ele poderia dizer o que era aquilo que ele tinha acabado de experimentar/ vivenciar. Gurdjieff disse, " Assim que você terminou de orar e começou a declamar, eu te vi vindo e pegando na minha mão. Nós éramos transportados para um lindo jardim de rosas. Você me disse que esse jardim é o seu jardim e essas rosas são seus ensinamentos, cada uma com sua cor e perfume. Você me direcionou à uma rosa vermelha em particular e falou, 'Aquela ali é sua. Vá e sinta o cheiro dela.' Assim que eu o fiz, vi a rosa abrindo e eu desapareci no interior dela. Entrei nas raízes dela e elas me conduziram à sua presença. Me encontrei entrando no seu coração e me tornando parte sua. Através da sua força espiritual eu fui capaz de subir e conhecer a força dos nove pontos. Foi então que uma voz veio à mim como Abd an-Nur, disse, 'Essa luz e conhecimento foram concedidas pra você pela presença divina de Deus para trazer paz ai seu coração. Entretanto, você não pode usar a força desse conhecimento. 'A voz apela e se despede com saudação de paz e a visão acaba ao mesmo tempo que você estava terminando de recitar o Alcorão. "

Shaykh Abd Allah responde, "Surah Ya Sin, chamado de 'o coração do Alcorão' pelo sagrado profeta e pelo conhecimento desses nove pontos, foi aberto à você através dessa experiência.
A visão foi pelas bênçãos do Alcorão, 'Paz! Palavra ( de saudação) de um Deus Misericordioso' [36:58]. Cada um dos nove pontos é representado por um dos nove santos que são o mais alto nível dentro da presença divina. Eles são as chaves para os incalculáveis poderes intrínsecos do ser humano, mas não há permissão para o uso destas chaves. Isso é um segredo que geralmente não será revelado até os últimos dias quando Mahdi aparece e Jesus retorna. Esse nosso encontro foi abençoado. Mantenha isso como um segredo em seu coração e não fale sobre isso nessa vida. Abd an-Nur, seu nome entre a gente, está livre para ficar ou seguir com suas responsabilidades consentidas. Você sempre será bem vindo entre nós. Você alcançou salvação na presença divina. Que Deus te abençoe e que te fortaleça assim como seu trabalho."

Retirado e traduzido do site: http://www.naqshbandi.org/naqshbandi.net/www/haqqani/sufi/NaqshSufiWay/gurdjieff.html

Nenhum comentário: